BRAZITEC

 

 

Projeto de Incubação:

Tecnologia em materiais e processos especiais para fabricação de componentes de engenharia.

 

Apresentação:

 

Com o crescente desenvolvimento de novas tecnologias, muitas áreas da engenharia vêm sendo estimuladas no estudo e obtenção de materiais e processos capazes de atender a demanda de novos projetos, que são cada vez mais exigentes com relação às suas aplicações. O projeto da nova fonte de luz síncrotron brasileira – Sirius – colocará o país no grupo de detentores das fontes de melhor desempenho existentes no mundo. Para sua implantação, desafios deverão ser superados, em especial no que se refere à inovação tecnológica do processo de solda por brasagem de diferentes materiais. Nesse sentido, a Brazitec Tecnologia em Materiais nasceu com a proposta de promover a fabricação de componentes de engenheira com alto valor agregado, que atende à demanda do projeto Sirius.

 

 

 

                                                                  


O projeto Sirius prevê o desenvolvimento de componentes constituídos por diversos materiais, como ligas metálicas e cerâmicas de engenharia. Entre estes componentes, destacam-se os sensores de posição do feixe de elétrons (BPM – beam position monitor). A solda por brasagem a vácuo promove a união metalúrgica de diferentes tipos de materiais e que dependem da aplicação de tecnologia avançada para o seu processamento. A brasagem a vácuo é, portanto, um desafio que vem sendo desenvolvido a fim de capacitar processos de fabricação que garantem a construção de componentes de engenharia capazes de combinar propriedades de diferentes materiais. Além de partes e componentes para o Sirius, o processo desenvolvido pela Brazitec também viabiliza o domínio da tecnologia para aplicação de componentes que atendem diversas áreas do conhecimento. Abrange um vasto campo de aplicação, desde a indústria eletroeletrônica passando pela indústria automobilística, como na fabricação de sensores e trocadores de calor, até na produção de ferramentas de corte de precisão para usinagem de materiais em processos de alto desempenho.

 

Resumo das atividades da empresa:
A Brazitec trabalha com pesquisa e desenvolvimento de povos materiais e processos de fabricação em engenharia. Focada no desenvolvimento de sensores de alto desempenho, a empresa nasceu com a finalidade de atender a demanda de processos especiais de soldagem, a partir de diversos tipos de materiais. Esse mercado é pouco explorado no país e cresce à medida que novos componentes de alto valor agregado são exigidos em projetos de engenharia em diversas áreas de aplicação. A empresa promove a gestão por inovação tecnológica para processamento e fabricação que garantem a união de diversos materiais, incluindo processos não convencionais, como a brasagem em alto vácuo, soldagem por difusão e tratamentos térmicos em atmosfera controlada.

 

Apoio:
Projeto PIPE
Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas

 

 

Nicho de Mercado:
Fabricação de materiais e desenvolvimento de processos especiais, com ênfase em componentes de engenharia para laboratórios de pesquisa, tais como na aplicação para aceleradores de partículas (projeto Sirius). Prestação de serviço na área de pesquisa e desenvolvimento para industrias de alta tecnologia, como médico-hospitalar, automobilística e aeroespacial, no que se refere a aplicação de inovação tecnológica de materiais e processos avançados.

 

 

Nicho de Mercado: Engenharia de Materiais
Empreendedor: Marcio J. Rosales
Telefone: (19) 98133-8375
E-mail: marcio@brazitec.com.br
Website: www.brazitec.com.br